terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um hotel diferente


Aproveitando esses dias imersa no projeto do hotel, repasso uma notícia que achei muito interessante e inovadora!


"Um hotel com quartos espalhados por toda a cidade. Esta é a proposta do Pixel Hotel, localizado em Linz, na Áustria. Os quartos estão localizados em uma loja antiga, num ex-escritório, numa galeria de arte e até em um antigo navio. Cada um com arquitetura e decoração próprias. A ideia do projeto é inserir o hóspede na cidade como ela é. Os quartos estão distribuídos em áreas residenciais agradáveis, zonas industriais e no centro da cidade. “Cada bairro tem uma história para contar e o Pixel Hotel permite aos hóspedes ter essa experiência”, resume o site do empreendimento. Algumas cafeterias na região onde o quarto está localizado são indicadas aos hóspedes, para que eles tomem o café da manhã. O mesmo acontece com restaurantes, para o almoço e o jantar. Assim, toda a cidade – ou parte dela - se converte em um anexo do hotel. Por conta da inovação, o hotel recebeu, nesta semana, o prêmio Radical Innovation in Hospitality Award. As diárias do quarto individual começam em 87 euros (cerca de R$ 221). "

Quarto localizado em um galeria de arte, com a cama um tanto quanto inusitada, desenhada por Thomas Feichtner.

-Além de uma proposta "arquitetônica" muito inovadora, desmembrando os espaços de hospedagem de uma mesma sede hoteleira por todo o território, não deixa de ser também um ótimo ganho para o urbanismo e para o usuário, que assim passa a conhecer e a vivenciar o cotidiano da cidade como ele é, nas suas peculiaridades, não se resumindo somente aos seus atrativos turísticos.

-Ainda mais interessante, economicamente falando: o empreendedor dispensa os seus custos com a manutenção das áreas comuns do hotel (as mais dispendiosas) e usufrui dos lazeres e serviços que a cidade pode oferecer. Ganha o hotel e ganha o comércio local.

Posso rever a prosposta do meu hotel agora?

Escrito por Lê.


2 comentários:

mamy disse...

hmmmmmm, a proposta eh super interessante pra interagir com a cidade...mas e aquela cama??? hehehe, gosto das mais confortaveis de hotel mesmo!!!
beijos mamy

Lê e Iza disse...

Como surge uma ideia dessas? Algum empreendedor do ramo hoteleiro acorda um dia pensando em como aproximar seus hóspedes da cidade, do lugar, da cultura... E resolve fragmentar todo um prédio em partes menores, aleatoriamente locadas em lugares de propósito!! E assim aparece uma proposta inovadora, onde a cidade está no hotel, e não mais o hotel na cidade...
Fala com o professor Carlos, Lê!!!
Assunto bem pertinente para essa época projetual!
Beijos