sábado, 31 de outubro de 2009

Um pouco de Halloween...

O Halloween - nome original na língua inglesa - é um evento de caráter tradicional que ocorre nos países anglo saxônicos, com especialmente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.

Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e marcava o fim do Verão, que era considerado como ano novo para os celtas. Era uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue. Entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e 1 de Novembro ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês) acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween.
A relação da comemoração desta data com as bruxas teria começado na Idade Média, com as perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos.Com a conversão ao cristianismo dos povos europeus, foi-se estabelecendo a partir dos Séculos IV e V o calendário litúrgico católico, surgindo as celebrações do dia dos fiéis defuntos e do dia de Todos-os-Santos, mitigando as referências às entidades pagãs, erodindo a popularidade da sua mitologia em favor da presença dos santos católicos.
Feliz Dia das Bruxas!!!
Escrito por Iza.

...Para saber mais:
http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp

...Para os engraçadinhos, o Halloween debochado está aqui:
http://desciclopedia.org/wiki/Dia_das_Bruxas

2 comentários:

mamy disse...

Pois eh "izoca"...estamos aqui mergulhados em aboboras, bruxas, fantasmas, aranhas e tudo mais...ADOOOROOO isso tudo!!!
Diversao total!
beijos mamy

Lê e Iza disse...

Uma histórinha pra ilustrar o post do Halloween:
Minha sogra disse que dia 31 a noite as crianças do prédio dela se reuniram pra tradição do "gostosuras ou travessuras?". Ela, desprevinida, nem tinha lembrado da data e muito menos de comprar doces. As crianças bateram no apto dela, e ao ouvirem que dali não renderia nem uma gostosura, rebateram "É né tia, mas ano passado a senhora também não tinha nenhum doce! Humpf! " hahahhahaha

Eu rebateria: "E nem adianta vir ano que vem que também não vai ter".